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02 de abril, dia mundial do Autismo
02/04/2014
O dia 2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização  do Autismo (World Autism Awareness Day). O azul foi definido como a cor do transtorno autista porque é mais comum em meninos.

A ação, criada em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU), chama a atenção para a importância de conhecer e tratar o transtorno que atinge mais de 2 milhões de brasileiros, segundo dados da própria organização. O objetivo é impulsionar o compromisso político e a cooperação internacional a favor de investimentos maiores nos setores sociais, educacionais e laborais das pessoas com o transtorno.

De acordo com a psicóloga Susana Savi, que atua na Unidade Básica de Saúde e especializanda em Neuropsicologia,  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o  autismo é explicado como uma síndrome comportamental, de etiologias múltiplas, com grande comprometimento no desenvolvimento global infantil.

O DSM 5, em sua nova classificação, apresenta dois grupos característicos de sintomas do Transtorno do Espectro Autista: 1) déficits clinicamente significativos e persistentes na comunicação social e nas interações sociais, e 2) padrão de comportamentos repetitivos e estereotipados. (American Psychiatric Association [APA], 2013).

Susana ainda salienta que, quanto a etiologia, ainda não existe um indicador biológico categórico. Todavia algumas descobertas têm salientado como tendo um caráter genético e também vinculadas ao funcionamento cerebral (Gupta e State, 2006).

Os comprometimentos do TEA devem aparecer antes dos 36 meses de idade (APA, 2002; WHO, 1992). Em relação à natureza dos primeiros sintomas observados pelos cuidadores, o atraso no desenvolvimento da comunicação e da linguagem é o sintoma citado com maior frequência (Chawarska et al., 2007; Zanon, 2013). Gauderer (1993), aponta que no TEA o desenvolvimento da fala é definido por demora, fixações, paradas e até mutismo total; a ecolalia (repetição automática de palavras ouvidas), é comum, juntamente com a reversão do pronome pessoal, propiciando  a possibilidade de que pessoas com TEA sejam incapazes de comunicar precisamente suas emoções.

A segunda área de comprometimentos no TEA refere-se aos comportamentos repetitivos e estereotipados, além de interesses restritos. Moraes (2002) menciona que os movimentos estereotipados são corriqueiros, e mostram-se através de balanço da cabeça, movimentos com os dedos, saltos e rodopios, sendo que estes aparecem num funcionamento global mais baixo.

Porém há clareza, de que crianças com autismo respondem a interações sociais. (Capps, Sigman e Mundy, 1994). Também há evidencias de comportamentos que demostram afetividade. (Capps e cols., 1994; Mundy e Sigman, 1989). Embora Richer (1976), questiona a reciprocidade dessas ações.

 
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